sábado, 13 de julho de 2013

Sobre especialistas em bebês e suas deselegâncias!


Escrevi o caderno da família porque acredito no potencial caloroso e protetor que um colo tem!! Um colo de mãe, um colo de pai!!
Terei a oportunidade de falar e repetir esse assunto, porque é muito necessário.
Hoje especificamente quero falar sobre a incompetência atribuída aos pais. Fico impressionada com o fato de que basta nascer um bebê para que TODO MUNDO tenha a absoluta certeza de que é especialista em bebês e sabe mais sobre aquele bebê do que os próprios pais. Alias fazem questão de grifar a incompetência dos recém nascidos pais.
Um bebê que acabou de chegar tem pais que acabaram de chegar junto com ele nessa aventura e vale lembrar que a aventura é só deles!!
Que tal se ao decidir ir visitar um recém-nascido as pessoas levassem apenas e tão somente o que tem de melhor e útil .Levassem um pouco de silêncio para ouvir sobre as alegrias dos pais e as histórias que eles querem contar ao invés de ficar repetindo sobre como foram incríveis com seus próprios filhos ou netos.  Levassem um pouco de energia e disposição e demonstrassem o seu apreço lavando uma louça, fazendo uma comida gostosa ou se oferecendo para ir comprar algo que esteja faltando naquele momento. Digo isso porque apenas pessoas que são muito íntimas devem ir visitar as novas familias nesse começo e sendo íntimas não precisam ser o centro das atenções e podem muito bem dar ajuda prática!!!
Desculpem-me se pareço muito dura, mas quero mesmo é falar de gentileza!! Da gentileza e do calor  que esses pais merecem receber! Da gentileza que um olhar carinhoso e uma escuta atenciosa e desprovida de crítica demonstram! Da gentileza que só a generosidade de um colo pode oferecer!!
Para aqueles que não aguentam esperar e se dispõem a visitar um bebê recém-nascido gentilmente sugiro: sejam breves, ensaiem as palavras gentis e nunca jamais em tempo algum desembestem a contar os seus heróicos feitos como pais ou cuidadores ou a dirigir os cuidados que a mãe está prestando ao seu bebê. Os pais não estarão interessados, porque agora é a hora de construirem a sua própria história, de se conhecerem e reconhecerem em cada gesto, em cada troca de fralda, em cada choro.Fica a dica!!!

3 comentários:

  1. A dica realmente está dada - e muito bem dada. Faço votos e campanha para que "visitantes em potencial" leiam com atenção estas sábias palavras, e evitem transformar o belo momento em episódio catastrófico para os pais e bebê.

    ResponderExcluir
  2. É essa a idéia Paula, vamos seguir com a campanha!!

    ResponderExcluir