terça-feira, 22 de julho de 2014

Campanha de promoção e proteção da humanidade!

As férias estão acabando e minha atenção continua grudada nas formas de cuidar. Fico impressionada com o tanto de adultos de diferentes nacionalidades agredindo fisicamente seus filhos menores de três anos, publicamente! Fico sempre revoltada com a nossa incapacidade de realmente ajudar, porque mesmo quando nos intrometemos e saímos na defesa da criança, não garantimos nada!!! Imagino sempre o tamanho da certeza de impunidade do adulto, o quanto a vulnerabilidade dessas crianças é levada ao extremo, visto que quem deveria proteger quebra totalmente a segurança.
Quanto tempo levaremos para assumirmos as dificuldades pessoais e coletivas em relação à nossa impotência diante de algumas situações, nossa imensa falta de modelo!! Sim, falta de modelo, pois a maioria dos pais de hoje sofreu alguma violência na infância. Tapa, tapinha, tabefe, beliscão, belisquinho, "puxãozinho" de cabelo, olhar petrificante, gritos, bronca pública,etc.
Tenho de maternidade exatamente o mesmo tempo que tenho de pediatria e vivi e vivo as voltas com essas questões, seja porque segurei a mão de um filho com um pouco mais de força, seja porque alterei a voz, seja porque me neguei a dizer alguma coisa, seja porque o meu olhar era capaz de fazer nevar no Rio de Janeiro, seja porque sinto não conseguir ajudar algumas crianças com a rapidez necessária para fazer cessar os desmandos dos cuidadores e trazê-los  a razão de um outro caminho…
Porque criança precisa de calor, beleza e amor para se desenvolver, está lançada a campanha de proteção à criança , ajuda aos responsáveis que estão tentando fazer melhor do que viveram na sua infância e enfrentamento da violência doméstica. Uma campanha de promoção e proteção da humanidade:

Na dúvida: gentileza!

 Se você sentir que está falhando, procure ajuda! Teremos roda de conversa na Clínica Matryoshka a partir da última semana de agosto.


Um comentário:

  1. Que legal, Sandra. Quero muito participar dessa roda de conversas. Em qual horário vai rolar? Beijos, saudades...!

    ResponderExcluir