quarta-feira, 14 de julho de 2010



"Um bebê sozinho não existe." Winnicott


Primeiros dias...ou “O PORTAL”

Vamos começar com o cenário do melhor dos mundos: tudo foi absolutamente desejado e planejado, a gravidez foi ótima, o parto lindo e melhor do que o esperado, o bebê é simplesmente o bebê mais fofo do mundo, etc.
Visitas, presentes, muitas sugestões, relatos de experiência da família e dos amigos...
Após aproximadamente 48 horas depois: a vida como ela é!!!!!!
Costumo dizer que ocorre a transposição de um “PORTAL”. Um tsunami hormonal se instala e pouco sabemos de quem é essa história e tampouco como fomos parar nela?!
A vida do avesso, emoções à flor da pele e o encontro com sensações nunca antes imaginadas, assustador... intenso e lindo! Fica-se em suspenso, falta o chão, dentre tantas outras descrições possíveis para essa total falta de ancoragem!

Se fosse o caso de simplesmente aconselhar ( de aconselhamento e não de dar conselhos), começaria propondo uma meditação, com a minha melhor voz suave e firme dizendo: uummm... doois... três... respira: é só um bebê!!!!
Mas não é o caso, então vou tentar de outra forma: prepare o seu coração, pras coisas que eu vou contar!

O DESEMBARQUE

Durante toda a nossa vida, somos convidados a embarcar, embarcamos num curso, embarcamos em amizades, embarcamos em um grande amor ( muitas vezes nem tanto!), embarcamos na universidade , embarcamos numa festa, embarcamos numa carreira, embarcamos em criativos projetos, embarcamos para a China, para Paris, para Veneza, para Grécia, enfim, embarcamos para onde nosso coração mandar...
Quando temos um filho, somos convidados, muitas vezes pela primeira e única vez na vida, a desembarcar!
Sim, somos convidados a desembarcar em uma história que não é a nossa, mesmo estando tão dentro da nossa... Melhor se sairá aquela ou aquele que conseguir ao desembarcar, sem deixar para traz a bagagem necessária para os dias que estão por vir.
Desembarcar bem significa não esquecer a bagagem, mas também conseguir carregá-la. Desembarcar significa estar com os pés bem plantados nesse lugar, nesse caso específico, significa estar integralmente presente em um presente que não é só seu.
Hora do reconhecimento desse novo lugar... desse novo tempo...
Boas vindas!!!!!

Obs.: Importante saber que a sensação de estranhamento passa, se deixe cuidar, peça ajuda e melhor, aceite ajuda prática, durma quando o bebê dormir ( se não conseguir dormir, feche os olhos e conte matryoshkas...), a privação de sono é a pior coisa que pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário