quarta-feira, 1 de maio de 2013

Defesa dos direitos, primeira infância e licença maternidade

Bebês precisam de colo!
Os primeiros anos são os mais importantes na vida de um ser humano!
O cérebro não nasce pronto, ele vai se formando ao longo da vida e depende essencialmente das experiências que o ser humano tem.
Um bebê humano precisa de muitos cuidados, ser alimentado, ser embalado, receber colo, carinho, atenção, dormir bem, brincar, estar limpo, ser vestido de acordo com a temperatura, estar hidratado, precisa de companhia, de alguém que conte histórias e mais do que isso, que construa a sua história!Um bebê, para ter seu direito a uma oportunidade justa respeitado, precisa de alguém que aposte alto na beleza e nas alegrias da vida... Poderia enumerar poeticamente todas as necessidades de um bebê, mas o que nos interessa, ou melhor, o que me interessa no momento é ter a compreensão de que todo bebê precisa de alguém que invista nele com alegria e lhe dê o limite físico e a sustentação emocional de que ele precisa, em tempo e sem demora!
Se concordamos com o exposto acima e geralmente concordamos, pelo menos publicamente, por que temos tanta dificuldade em assumirmos que os cuidados, a saúde e o bem estar físico e emocional de todos os bebês nos implica?
Para os que já me conhecem um pouquinho, peço desculpas pelo tom irritado do texto.Um assunto tem me atormentado: Licença Maternidade!!
Tenho vivenciado a total desconexão entre licença maternidade e cuidados com o bebê, as pessoas tem tratado uma coisa e outra separadamente, como se para ajudar um bebê a ter experiências e vivências positivas na primeira infância, bastasse o conceito, as descobertas da neurociencia!!
Um grupo organizado, porém relativamente pequeno, não se deixa esmorecer e segue na luta para que todas as mulheres trabalhadoras tenham direito a 180 dias de licença, pouco avançamos!
Precisamos voltar ao assunto e falar e falar e falar, para que ele não morra.
E preparem-se, em tempos de tanta gente querendo mostrar que se importa e trabalhando muito, tenho me deparado com instituições e fundações pelos direitos da criança, que embora façam um bom e reconhecido trabalho, negam as suas colaboradoras o direito de ficarem com seus filhos por esses tão duramente conquistados 180 dias!
Vão lá perguntar e voltem para contar, quem sabe vocês tenham notícias menos decepcionantes dessas organizações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário