sexta-feira, 18 de novembro de 2011



As crianças nascem sem pré- conceitos do mundo e com toda permeabilidade para a interação e para trocas com outros seres humanos.


As crianças apreendem o mundo com todo o seu corpo, com todos os sentidos e seu desenvolvimento se dará a partir dessas interações. Um bebê é só um bebê hoje e merece ter favorecidos o desabrochar e o amadurecimento das suas potencialidades. Não há promessas a serem cobradas num outro tempo, a vida do bebê é hoje e não podemos perder tempo, aprenderá a partir do que lhe for oferecido.
Muito da interação e dos estímulos que o bebê recebe no começo da vida, acontece durante os cuidados básicos de alimentação , higiene, preparação para o descanso e também durante as brincadeiras. Lembrar que o bebê está presente o tempo todo e faz parte dessa interação é um excelente começo. Para favorecer o desenvolvivento do bebê é preciso muita atenção às suas necessidades e disponibilidade e carinho para atendê-las.
Podemos dividir o desenvolvimento humano em desenvolvimento emocional, desenvolvimento físico, desenvolvimento social, desenvolvimento cognitivo- mas apenas didaticamente, pois tudo acontece ao mesmo tempo e com a mesma pessoa!
Durante as próximas semanas estarei por aqui falando um pouquinho sobre esse tema tão central na vida dos bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário