domingo, 20 de fevereiro de 2011


No encontro tão esperado com o nosso mais íntimo e querido desconhecido, às vezes há pedras no meio do caminho!
É preciso prevenir,descartar, desviar dos obstáculos, fazemos tudo isso ao escolher o alojamento conjunto, ao respeitarmos os tempos para nascer e logo após, o tempo para o "ENCONTRO" e observarmos e acompanharmos serenamente o tempo para mamar.
A primeira mamada é uma das melhores estratégias para um bom caminho na amamentação, mas nem sempre ela acontece logo que o bebê nasce. Há um tempo de chegar, de adaptar-se e uma vontade ou não de ambos( mãe e bebê) para que a amamentação se estabeleça logo após o parto.
Embora já tenha falado sobre isso antes,repito, quanto menor a interferência externa e maior a disponibilidade interna, maiores serão as chances do desembarque nessa nova história ser mais suave e consequentemente a amamentação acontecer a contento.
Há um excesso de informações, de opiniões e de palpites mesmo em relação ao tema e em determinados momentos parece que todo mundo sabe o que fazer, menos você! A única evidência confiável é a de que tudo é um aprendizado.
Produzir leite é uma determinação biológica para os mamíferos, amamentar um filhote, no caso dos humanos, é também um construto sócio-afetivo.
Ser assistida por um profissional habilitado é um direito das mulheres que querem amamentar.
A amamentação é um mistério quase tão grande quanto o parto para muitas mulheres, caso tenha alguma dificuldade, converse com pessoas que ja amamentaram e que queiram compartilhar experiencias e não ditar regras de conduta, procure profissionais qualificados em aconselhamento, para que voce receba orientação, esclarecimentos, ajuda prática e possa tomar suas próprias decisões.
Amamentar exige disponibilidade,entrega, energia, dedicação e possibilidades, sem dúvida é desejável que seja um período prazeroso.

Um comentário:

  1. Oi Sandra,
    adoramos seu blog, os assuntos e a delicadeza com a qual vc fala de assuntos bem dificeis! estaremos por aqui mais vezes!! :D

    beijos
    Ilana e Nicholas

    ResponderExcluir